Mais seis militares mantidos sob poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) serão libertados nos próximos dias. A informação é do comando da guerrilha. Inicialmente, serão libertados o cabo Luis Beltran, o sargento Cesar Lasso e o tenente Lasso Cesar Carlos Duarte. De acordo com as Farc, as libertações completam uma relação de seis nomes definida em dezembro de 2011.
Em comunicado assinado por Ivan Marquez, que se diz integrante do secretariado das Farc, o grupo informa que o sargento e o tenente se juntarão a outros militares que também serão libertados em uma segunda etapa. São eles Jorge Trujillo Solarte, Romero Jorge e José Libardo Forero.
O sargento Luis Alfonso Blanco é mantido como refém desde 2 de marçoo de 1998, enquanto o tenente Carlos José Duarte foi capturado em 10 julho de 1999. Lasso foi capturado em novembro do ano passado. A libertação dos militares está condicionada ainda a uma série de definições sobre questões de segurança, segundo as Farc.
O processo de libertação dos militares foi anunciado em uma carta, divulgada para a imprensa, em dezembro de 2011. Na ocasião, as Farc disseram que “explorarariam todas as vias que podem levar a um propósito nobre e concreto”, de acordo com um dos líderes do grupo Alfonso Cano.
Representantes de organizações não governamentais, como os grupos Colombianas e Colombianos pela Paz, pediram que as Farc e o governo do presidente do país, Juan Manuel Santos, sejam sinceros nos gestos que permitam a solução do impasse por meios não violentos.