Grupamento de Força Tática do 25º Batalhão da Polícia Militar de Dracena encerrou o ano de 2011 com 110 pessoas presas em flagrante, das quais 92 foram detidas durante o crime e outras 18 em mandados de prisão. Cerca de 100 quilos de droga foram apreendidos, desse total, 20 quilos de pasta base e o restante de maconha, haxixe e crack.

Durante o ano, os policiais militares recuperaram veículos, escoltaram presos de alta periculosidade, prestaram apoio nos principais eventos da região e no policiamento de cidades fora da área do batalhão, participando de prisões e apreensões de drogas na Operação Divisa.

A princípio sediado na 1ª Cia da Polícia Militar de Dracena, neste ano, o grupamento mudou-se para o 25º Batalhão. A Força Tática é um programa de policiamento implantado na área do batalhão (Osvaldo Cruz a Panorama) em 18 de outubro de 2006 e atua no combate de crimes como roubo, homicídio, tráfico de drogas, entre outros ilícitos penais.

O comandante operacional da Força Tática, tenente Bressan, atribuiu o desempenho dos trabalhos ao apoio do comandante do batalhão, major Silvio César Saraiva, e dos policiais que ajudaram a diminuir os índices criminais da região esclarecendo os crimes. “A população está numa das regiões mais tranquilas do Estado de São Paulo”, afirmou Bressan.

Os mesmos policiais são treinados para serviço de tropa de choque com atuação em presídios e distúrbio em multidão, o que os possibilita portar armamento diferenciado e equipamento, bem como investimento em treinamento.

De acordo com o comandante, o grupamento trabalha baseado nos índices criminais realizando serviço voltado a crimes mais graves como apreensão de armas, drogas, ocorrência de homicídio, visando a prevenção e repressão imediata.

Bressan destaca que os policiais militares da Força Tática exercem trabalho harmonioso com o Canil, Rádio Patrulha, Ronda Escolar e Rocam, outras modalidades de policiamento.

DENÚNCIA – O tenente disse ser essencial a participação da população denunciando pessoas que cometam crimes na sociedade. “A polícia visa ser parceira da sociedade para tornar a comunidade cada vez mais tranquila”, pontuou. Para denunciar, basta discar gratuitamente 190 de celular ou telefone fixo.

OCORRÊNCIA – Sexta-feira (30) à tarde, durante Operação Bloqueio na ponte sobre o Rio Paraná – que liga os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo –, policiais militares da Força Tática prenderam em flagrante Adailton da Costa Oliveira, 21 anos, residente em Bataguassu (MS) em posse de 15 gramas de crack embrulhados numa sacola plástica e guardados em um dos bolsos da bermuda.

O rapaz estava no banco de passageiro do táxi com placa de Brasilândia (MS), quando foi abordado. Os policiais encontraram a droga e R$ 800 em dinheiro. Oliveira permaneceu recolhido na carceragem da Polícia Civil de Paulicéia antes de ser transferido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá.