A Associação de Produtores Rurais de Dracena pretende produzir 20 mil mudas de acerola no viveiro municipal até o meio do ano. No cálculo estão incluídas as 5 mil mudas que foram feitas no final de 2011. As informações são da presidente da associação, Gislaine Oliveira dos Santos Gomes, e do engenheiro agrônomo Jonatan Oliveira.

Eles explicaram que o objetivo é incentivar o cultivo da fruta, melhorando a qualidade da produção a fim de alcançar o selo de boas práticas agrícolas e futuramente a certificação dos pomares da cidade e dos municípios vizinhos. Para isso, foi firmada uma parceria com a Fruteza e o Sebrae.

As mudas são comercializadas por R$ 1 a unidade (produtores associados) e R$ 1,50 (não associados). Jonatan pontuou que esta época do ano é propícia para se fazer balainhos. A associação trabalha com uma lista de pedidos de aproximadamente 10 mil mudas de acerola.

Ainda segundo Gislaine, as mudas nativas como ipê, angico, jacarandá, jatobá e ingá são as mais procuradas. “O objetivo é utilizá-las no reflorestamento, nas Áreas de Preservação Permanente (APP)”, diz. Em média, a capacidade de produção do viveiro é de 80 mil mudas (nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais) por ano. Destas, 50 mil são nativas.

Outros projetos para este ano são estimular o plantio de árvores floridas na área urbana, uma vez que as preferidas para as calçadas são as oitis e reestruturar a parte de ornamentais, com destaque para as folhagens.

SERVIÇO – Os interessados podem ir ao viveiro municipal no recinto da Fapidra de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Os agricultores que integram a Associação dos Produtores Rurais de Dracena têm descontos.