A Polícia Militar alerta a população sobre os riscos de acidentes envolvendo pipas e linhas cortantes com cerol, produto feito com vidro moído ou pó de ferro. Segundo a PM, o período em que o risco aumenta coincide com as férias escolares, exigindo dos pais maior atenção para propiciar um lazer sem perigo aos seus filhos.
Qualquer pessoa pode ser vítima de uma linha com cerol: pedestres, ciclistas, mas os motociclistas são os mais atingidos – devido à falta de proteção no pescoço, os ferimentos são mais graves e alguns fatais. Vale a pena lembrar que no pescoço passam artérias de grande calibre e o corte de uma delas pode provocar um sangramento intenso, causando a morte em poucos minutos. Existem também casos de pessoas que tentaram retirar a linha do pescoço e tiveram seus dedos amputados.
A polícia está atenta e quando constatada a utilização de linhas com cerol adotará as providências necessárias ao caso. Porém na maioria das situações os envolvidos são crianças ou adolescentes e, neste caso, é importantíssimo que os pais orientem seus filhos sobre os perigos de se usar cerol em linhas de pipas, ajudando assim a evitar novas fatalidades, ao mesmo tempo em que os incentivem a aproveitar seus momentos de férias em brincadeiras alegres e seguras.