O programa DST/Aids da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente já definiu as ações que serão realizadas durante campanha de conscientização no período de Carnaval na cidade.

Dentre elas, o programa realizará rondas noturnas em bailes carnavalescos e locais com aglomerações de pessoas. A intenção é distribuir mais de 15 mil preservativos, além de folders confeccionados pelo Ministério da Saúde com orientações aos foliões. O objetivo é conscientizar todos os prudentinos, independente da opção sexual, da importância do uso do preservativo.

A campanha de prevenção à Aids no Carnaval terá como foco este ano o jovem com idades entre 15 e 24 anos, gays e heterossexuais, que representa o maior índice de contaminação. Segundo o farmacêutico e coordenador adjunto do Programa DST/Aids, Jéferson Antônio Saviolo, as ações ocorrerão entre os dias 17 e 21 de fevereiro, das 22h às 4h da manhã do dia seguinte.

A campanha do Ministério da Saúde deverá ser lançada próximo ao Dia Nacional da Visibilidade de Travestis, comemorado em 29 de janeiro. “A partir do dia 2 de fevereiro o Ministério da Saúde deve estar enviando os folders da campanha”.

O coordenador explica que durante esse período serão visitados todos eventos carnavalescos organizados pelo município, como os desfiles de rua na Avenida 14 de Setembro, por exemplo, e noites com trio elétrico. Equipes também estarão atuando em bailes de carnaval organizados pelos clubes da cidade, bares e locais de grande movimentação.

“Queremos conscientizar a população que o preservativo é a melhor opção tanto para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como também de uma gravidez indesejada”.

Durante o período de Carnaval, além de ações de conscientização, também serão realizadas campanhas em outdoors e canais de comunicação.
 
Serviço – O Programa DST/ Aids atende no Palácio da Saúde que fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357. Mais informações através do telefone (18) 3221-1366.