O coronel de infantaria Henrique Ribeiro Rhoden, chefe da 6ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) em Bauru, empossou o tenente Vanderly Inácio de Vargas na função de delegado da 15ª Delegacia de Serviço Militar (DSM) de Dracena.

A solenidade ocorreu ontem de manhã, na Câmara Municipal da cidade, com a presença de autoridades políticas da cidade e representantes das juntas de Serviço Militar da região. Até então, o cargo de delegado era ocupado pelo tenente José de Ozanan Teixeira Carão.

Segundo Vargas, sua metodologia é continuar os afazeres do tenente Carão dando ênfase principalmente na atividade de Serviço Militar, onde pretende aumentar o contingente de alistados devido à demanda populacional da cidade.  

“A nossa missão é controlar produtos fiscalizados pelo exército como armamentos e explosivos. Atribuição a ser desempenhada paralelamente a do Serviço Militar”, destacou o novo delegado.

Natural de Rosário do Sul (RS), o 1º tenente Vargas já morou em cinco estados brasileiros, desempenhando várias funções num total de dez cidades do país. A última função exercida foi em Sorocaba (SP), onde servia na parte de controle de inativos e pensionistas residentes naquela localidade.

O então delegado Carão chegou a Dracena no dia 11 de dezembro de 2009 para assumir a 15ª DSM de Dracena. Agora, segundo informou, deverá desempenhar outras funções dentro da 6ª CSM em Bauru. “Este período em Dracena serviu como experiência em razão do contato com o público (reservistas, atendimento ao cidadão). Aqui pude aprender muito, principalmente com os seguimentos da sociedade civil”, afirmou.

O coronel Rhodel avaliou como positiva as atribuições desenvolvidas pela 15ª DSM, e enalteceu a participação dos municípios como Dracena que abrigam unidades militares. Em resposta ao discurso do coronel, o prefeito Célio Rejani falou da importante contribuição do Serviço Militar para desenvolvimento da sociedade civil.