A um mês do encerramento do período da Piracema, a rede hoteleira de Panorama e Paulicéia está com vagas esgotadas. A partir do dia 1º de março, grupos de turistas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo devem passar de três a quatro dias hospedados nas pousadas, aproveitando as excursões de pescas.

De acordo com a Base Operacional da Polícia Ambiental de Panorama, os pescadores amadores poderão capturar 10 kg de peixe mais um exemplar. Esta regra não se aplica aos pescadores profissionais. Espécies como pintado, piracanjuba, jaú, corimba e pacu estão proibidas de serem capturadas no Rio Paraná.

A secretária do Paranoá Clube Hotel, Josemere Barreto, disse que as semanas dos meses de março e abril estão todas reservadas pelas agências de pesca, que reúnem excursões e chegam a ficar até quatro dias pescando no rio Paraná.

Jose destacou que muitos pescadores que se hospedam no hotel vêm de São Paulo e do Paraná em busca de tucunaré, dourado e piapara. O hotel chega a desembarcar neste período de pesca cerca de 30 barcos com piloteiros profissionais.

Na Pousada Aquário, a realidade é a mesma do Paranoá, até mesmo nas expectativas da vinda dos turistas. O agendamento das hospedagens para abertura da pesca na pousada começou em novembro do ano passado.

Em Paulicéia, a Pousada São Pedro, a 200 metros das margens do rio Paraná, está fechada para reformas dos apartamentos. As obras, com término marcado para o final de fevereiro, visam oferecer melhor infraestrutura para estes turistas que, apesar de permanecerem durante todo o dia pescando, contam com ar-condicionado, internet, piscina e hidromassagem à disposição na pousada.

Aluguéis de embarcações, postos de combustíveis, açougues e padarias são outros seguimentos que ganharão com o retorno da temporada de pesca neste ano.