O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Presidente Prudente em parceria com clínicas veterinárias da cidade deu início, nesta quarta-feira (08), ao processo de castração de animais cadastrados no órgão, que pertencem a famílias de baixa renda.

O objetivo da parceria, conforme o médico veterinário e diretor do CCZ, Célio Nereu Soares, é evitar a procriação indesejada de animais e, assim, contribuir para diminuição da incidência de cães e gatos nas ruas e, consequentemente, minimizar os riscos de zoonoses que acometem tanto animais como a população humana.

Ele explica que por meio da parceria, as clínicas entram com a mão de obra e o município  com o material necessário, como fios anestésicos, luvas, antibióticos e outros medicamentos.

Conforme o diretor, como há uma grande quantidade de fichas de solicitações cadastradas junto ao órgão, as famílias interessadas passarão por uma triagem, visando analisar a situação financeira dessas pessoas de modo a contemplar apenas àquelas que realmente não possuem condições de arcar com o procedimento, que custa em média de R$ 80 a R$ 100, dependendo da clínica.

A triagem será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que ajudará na seleção, principalmente, de famílias cadastradas em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Serviço – As famílias interessadas no processo de castração devem entrar em contato com o CCZ. O órgão fica na rua Presidente Castelo Branco, nº 93, no Parque Castelo Branco. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações pelo telefone (18) 3905-4220.