Hoje, às 21h, a quadra do ginásio de esportes Dovilho Moura será o placo das decisões do Campeonato de Futsal de Férias de Dracena que leva o nome do empresário “Mauro Fumagali”, o Pitta. O público vai conhecer os campeões das categorias sub-15, sênior e livre.

A história diz que o futsal começou a ser praticado no Brasil por volta de 1899 por jovens frequentadores da Associação Cristão de Moços (ACM) da Capital Paulista. Apesar do futebol ser o esporte mais popular no país, o futsal conquistou seu espaço e  já é considerado o mais praticado no Brasil.

Segundo os historiadores, os moços da ACM compensavam a falta de campos de futsal na Capital Paulista improvisando “peladas” nos finais de semana aproveitando as quadras de vôlei.

O futsal é diferente do futebol de salão que chegou ao Brasil em 1940, trazido pelo professor Juan Carlos Gravier, cujas equipes tinham entre cinco a sete jogadores. Atualmente, em quase todas as cidades, o futsal tem espaço para ser praticado e conquistou o coração de muitos torcedores apaixonados.

Em Dracena, o futsal de férias é um dos maiores e mais tradicionais campeonato da região que, em 2012, atraiu muito mais equipes em relação ao ano passado. A cada ano, a Secretaria Municipal de Esporte homenageia alguém da comunidade que tem o nome marcado no esporte.

Neste ano, o homenageado é o empresário e ex-atleta Mauro Sérgio Fumagali, proprietário de uma construtora na cidade. Pitta que compareceu ao Dovilho Moura para assistir aos jogos, sente-se feliz pela homenagem e agradece.

A primeira decisão de hoje começa às 18h30, na categoria sub-15, depois tem o sênior e por último será conhecido o campeão da categoria livre.

RESULTADOS – Na rodada de quinta-feira (2), a Academia do Bandeira garantiu vaga na final do sênior ao derrotar a Lumiart/Talismã por 3 a 1, depois na categoria livre a Gráfica Muri/Madeireira Triângulo derrotou a Óregon Veículos Blindados pelo placar de 6 a 3.

Ontem sairia o outro finalista do sênior entre o Sindicato dos Comerciários e a Academia First e no segundo jogo da noite seria definido o segundo finalista do livre entre Jamaica/Pizzaria La Bella e Escritório Real.

Até a rodada de quinta-feira (2) no sênior já tinham sido marcados 91 gols e no livre 385, o goleiro menos vazado era Pedro (Escritório Real) com 11 gols sofridos e o artilheiro Dudu (Gráfica Muri) com 19 gols.

A equipe de esportes da Rádio Globo Dracena AM, comandada por Doni Santos, fez transmissões todas as noites e hoje marca presença na final. A Secretaria Municipal de Esportes com o apoio de várias empresas estará sorteando brindes ao público presente na final.