Em comemoração ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (20 de fevereiro), a Pousada Bom Samaritano promove várias atividades desde ontem (18) até o dia 25, como roda de conversa sobre dependência química com familiares dos dependentes químicos em tratamento (coordenada pela assistente social da entidade); concurso de frases; palestra com o médico Alcides Carlos Bocca, especialista em dependência química, e exibição de vídeo-educativo com os residentes em tratamento e atividade recreativa.
Há mais de 10 anos, a Pousada desenvolve ações voltadas à assistência e tratamento de dependentes químicos, tanto do município como de todo o país, atuando nas três dimensões do ser humano: física, psíquica e espiritual.
Para isto, também realiza atendimento aos seus familiares, cuja participação é imprescindível durante o tratamento, por tornarem-se parte significativa do sofrimento causado pela doença.
A Organização Mundial de Saúde classifica a dependência química como uma doença progressiva, crônica, primária, que gera outras enfermidades. Neste sentido, a família também é merecedora de atenção e deve receber orientações para que possa se fortalecer, contribuindo com atitudes que favoreçam a recuperação do familiar em tratamento.
No ano passado, foram atendidos 107 dependentes químicos (álcool e outras drogas) e seus familiares.
Os residentes na Pousada para tratamento participam de atividades ocupacionais (trabalham na lavoura, limpeza, cozinha, marcenaria, jardinagem, piscicultura, criação de animais e serviços de manutenção de acordo com suas habilidades e interesses); atividades religiosas (missas, retiros espirituais, louvor, catequese, 1ª comunhão e outros sacramentos, encontros sobre os doze passos da Pastoral da Sobriedade, curso bíblico, encenação na missa de Natal); atendimento à saúde (consultas semanais por um médico voluntário e encaminhamentos para internações, consultas e exames diversos na rede pública de saúde, consultas pela secretaria municipal de Saúde e médicos particulares entre outros procedimentos); acompanhamento psicológico (atendimento psicoterápico semanal em grupo e individual e atendimento de duas estagiárias do curso de Psicologia da Unifadra que desenvolveram oficinas de vídeo); acompanhamento social (triagem, apresentação aos demais residentes, acolhida, reuniões e orientações); atividades esportivas/recreativas (esportes, pescaria, filmes) e educativas/culturais (leituras).
FAMÍLIAS DOS DEPENDENTES – Os familiares também participam de atividades religiosas e atendimento psicológico como palestras, atendimentos e material de apoio como apostilas para orientação.
O serviço social da Pousada Bom Samaritano executa o projeto “Convivência e Fortalecimento dos Vínculos Familiares” em que há atendimento individual para mediação de conflitos familiares e orientações diversas como atendimento em grupo com dinâmicas, exposições teóricas, reflexões e orientações sobre o funcionamento da comunidade terapêutica e troca de experiências.
A assistente social ainda tenta restabelecer vínculos fragilizados ou distanciados e promove ciclos de palestras sobre dependência química. Algumas datas, como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal foram comemoradas com a participação dos residentes em tratamento que fizeram apresentações musicais e mensagens em homenagem aos familiares.