O esquema de segurança montado para o Panpeão, em Panorama, vai contar com 150 policiais militares e dezenas de viaturas espalhadas em locais estratégicos. O comandante interino do 4ª Cia. de Tupi Paulista, tenente Cavalari, em entrevista por telefone para o JR na sexta-feira (17), contou como será feita a segurança dos panoramenses e dos turistas nos dias de festa.

O efetivo policial estará distribuído nas áreas que não possuem festas de carnaval e nos principais locais de animação da cidade. Os policiais pertencem à área de outras companhias do 25º Batalhão da Polícia Militar de Dracena e os grupamentos de Canil e da Força Tática também participarão.

O tenente contou que as viaturas estarão estacionadas em lugares de fácil visualização, permitindo que o cidadão busque ajuda em situações emergenciais. Conselheiros tutelares estarão intensificando a fiscalização. No site da Secretaria da Segurança Pública (www.ssp.sp.gov.br) é possível fazer registro de ocorrência, através da Delegacia Eletrônica em casos de roubo e perda de documentos.

POLÍCIA CIVIL – De acordo com o delegado titular Eliandro Renato dos Santos, o trabalho investigativo contra a prática de tráfico de drogas será reforçado.

BOMBEIROS – Uma equipe dos Bombeiros fará prevenção e salvamento aquático na área de banhistas no balneário de Panorama. Para evitar acidentes nesta área, os banhistas deverão respeitar a boia demarcatória existente no local.

RODOVIA – O policiamento rodoviário começou sexta-feira (17) à tarde, a operação da semana de carnaval com fiscalizações em toda a extensão da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). A operação termina quarta-feira (22) ao meio-dia.

ALERTA – Em períodos como o de carnaval existe um aumento no índice de arrombamento em residências. Porém, atitudes simples como avisar aos vizinhos sobre a viagem e esclarecer que a casa ficará sozinha ajuda na prevenção. Em caso de suspeita de assaltos, os mesmos poderão acionar a Polícia. É necessário não deixar as luzes acesas, pois a permanência destas durante o dia denuncia a falta de pessoas dentro de casa. 

É importante que algum vizinho ou conhecido fique encarregado de fazer diariamente a retirada de papéis da caixa de correspondência, pois o acúmulo de material sugere que não há ninguém em casa. Além disso, as portas e janelas devem ser bem fechadas. 

Já para quem deseja participar dos bailes de carnaval sem viajar, é orientado que a polícia seja avisada sempre que se encontrar alguém suspeito, tanto na ida como, no retorno das festas. Para quem vai ficar apenas uma noite fora de casa, a luz acesa pode, também, servir como medida para desviar os assaltantes. 

Se o morador encontrar alguma suspeita do furto em casa, como portas e janelas arrombadas, os policiais devem ser chamados imediatamente no local e o revisar antes do morador.