Em uma quarta-feira de estréias para brasileiros na Libertadores, o Santos tropeçou na altitude boliviana e perdeu para o The Stronges, por 2 a 1. O Flamengo, apesar da pressão argentina, conquistou um excelente empate diante do Lanús, por 1 a 1. 

Já, o Corinthians, bem ao seu estilo, empatou na Venezuela, com o Deportivo Táchira, por 1 a 1 com gol aos 48 minutos do segundo tempo. Se a história se repetir a torcida corintiana poderá comemorar um título inédito.

Apesar de ser cedo para fazer qualquer previsão, em 2011, na campanha vitoriosa do Santos, o Peixe empatou por 0 a 0 diante do mesmo Deportivo Tárchira. Assim, com o heróico empate desta quarta-feira, o Timão começa o torneio colocando a história recente ao seu lado.

O Corinthians mandou no jogo durante praticamente todo o tempo, porém o nervosismo da estréia fez com que o time sofresse o primeiro gol ainda na primeira etapa. Após cruzamento da direita, Chicão tentou cortar, mas a bola tocou no atacante Herrera e encobriu o goleiro Júlio César.

No apagar das luzes, aos 48 minutos, Alex cobrou falta na medida, para Ralf subir e testar para os fundos das redes, salvando o jogo para o Timão. O Corinthians volta a campo pela Libertadores no próximo dia 7 de março, quando receberá o nacional-PAR, no Pacamebu, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos.

O Flamengo não perdeu, porém voltou da Argentina com apenas um ponto na bagagem. Diante do Lanús, o Mengão saiu na frente, com Léo Moura, aos 45 minutos o primeiro tempo. Mas, na segunda etapa, o tome brasileiro não suportou a pressão argentina e tomou o gol de empate aos 29 minutos, com Carranza.

Pela segunda rodada da fase de grupos, o Mengão volta a campo no dia 8 de março, quando enfrentará o Emelec-EQU, no Engenhão.

Atual campeão, o Santos teve uma estreia ruim na edição deste ano da Libertadores. Jogando na altitude, o time perdeu de virada para o The Strongest, por 2 a 1, na noite de quarta-feira, no Estádio Hernando Siles, em La Paz. 

O gol da vitória boliviana saiu já aos 45 minutos do segundo tempo, marcado por Ramallo após uma falha da defesa santista em cobrança de escanteio.

Ainda sem pontuar, o Santos volta a jogar pela Libertadores apenas no dia 8 de março, quando faz o duelo brasileiro contra o clube gaúcho e buscará a recuperação.