Dracena passou a contar com um Posto de Atendimento de Certificado Digital no final do ano. A unidade é uma parceria entre a Facesp e Associação Comercial e Empresarial (ACE) local. De outubro a janeiro, aproximadamente 550 certificados foram validados. 

A agente de registro, Chelmi Fagliari dos Santos, explicou que os serviços estão sendo muito procurados por moradores de Dracena, municípios vizinhos, de outras regiões e até mesmo de outros estados, como Mato Grosso do Sul. Chelmi comentou que na região apenas Marília e Presidente Prudente possuem Posto de Atendimento da Certisign. 

De acordo com a agente de registro, o procedimento é rápido, chega a demorar 40 minutos, considerando o tempo desde o atendimento até a emissão do certificado. “Basta trazer os documentos pessoais e da empresa, que um processo será montado e enviado na hora para a Central de Verificação (em São Paulo e Rio de Janeiro), que já manda a mensagem de aprovação ou não, em caso positivo, o certificado já é valido e está apto para a utilização”, diz. 

Ela esclarece que a certificação não é vendida no Posto de Atendimento, e sim validada. A compra pelos associados dracenenses pode ser feita pelo site da ACE – www.acedracena.com.br . Moradores de outras localidades devem procurar as associações comerciais de seus respectivos municípios. No momento da compra, o usuário pode escolher a forma de pagamento e agendar a data de validação. 

Também orienta que aqueles que tiverem dúvidas entrem em contato com seu contador para saber se há necessidade da certificação.

SERVIÇO – O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, ás sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone 3821-8814.

CERTIFICADO DIGITAL – É um documento eletrônico que identifica e permite ao usuário realizar transações e procedimentos na internet de maneira segura, atestando, com valor jurídico, a identificação do usuário e garantindo a transmissão sigilosa dos dados trafegados.

O e-CPF e o e-CNPJ foram criados para facilitar o relacionamento entre os contribuintes brasileiros e a Secretaria da Receita Federal-SRF. Ambos podem ser utilizados para assinar digitalmente documentos eletrônicos. A assinatura digital é um mecanismo que permite a verificação da identidade do signatário e garante que o documento não foi alterado após a assinatura.