A Prefeitura de Pirapozinho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), em parceria com a SOS Mata Atlântica, realiza nesta semana o Projeto Técnico de Reflorestamento em Área de Preservação Permanente na Fazenda Nossa Senhora da Penha.

O plantio de cerca de 10 mil mudas, que conta a participação de alunos das escolas da cidade, teve início na segunda-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (17).

O projeto tem como objetivo a restauração de seis hectares através de reflorestamento utilizando mudas de espécies arbóreas nativas. A área a ser restaurada localiza-se em nascente e as margens do Córrego Lajeado. No local ocorre o predomínio de capim braquiária, devido a área ter sido utilizada como pastagem para o gado.

Segundo o Técnico Ambiental do Comdema, Marcos Ferreira, o plantio pretende fazer a conexão entre pequenos fragmentos remanescente presentes na Área de Preservação Permanente da nascente.

De acordo com ele, “Através da formação do corredor verde, os remanescentes fornecerão propágulos e dispersores, favorecendo o fluxo gênico com a área do reflorestamento, através do transito das populações de animais e vegetais, importante aliado para o sucesso da restauração”, disse Ferreira.