A Associação dos Catadores de Junqueirópolis (Acajunq) iniciou as atividades em 26 de junho de 2010 com um grupo de 15 famílias, visando conscientizar a população sobre a importância de reciclar o lixo depositado na rua, o que foi feito por meio de palestras nas escolas, igrejas e outros segmentos da sociedade local.
A adesão por parte da comunidade foi imediata, haja vista que a colaboração atual dos munícipes, que atinge 100% da área urbana, tem garantido a separação dos materiais recicláveis, demonstrando a importância do trabalho da associação, inclusive quanto à descontaminação do solo, da água e do ar, proporcionando um meio ambiente agradável para todos, além da geração de emprego e renda.
Em razão do aumento da arrecadação dos materiais recicláveis, houve a necessidade de agrupar novas famílias na associação, além da aquisição de uma nova prensa enfardadeira.
A primeira-dama Munira Pinatto, também presidente do Fundo Social de Solidariedade, conquistou junto ao Fundo Social de Solidariedade de São Paulo recurso de R$ 15 mil, que com a contrapartida da prefeitura no valor de R$ 948,33, possibilitou a aquisição da máquina.
O prefeito Osmar Pinatto destacou a notória mudança no comportamento das pessoas e o comprometimento de todos os segmentos na coleta seletiva do lixo, ressaltando que o resultado é visível nas vias públicas, onde não se vê mais nenhum tipo de material jogado, ou seja, tudo é aproveitado e comercializado pela Acajunq.
Hoje, a associação conta com 23 famílias, beneficiando aproximadamente 100 pessoas. São prensadas mensalmente cerca de 70 toneladas de material coletado, o que proporciona às famílias renda mensal equiparada ao salário comercial.
O sucesso da Acajunq é resultado do compromisso e parceria entre o município e seus moradores, na busca da melhor qualidade de vida.