O para nadador dracenense Alexandre Fernandes (Aded/Secult/Estilo Livre) participou no sábado e domingo (18) da etapa regional Rio/Sul do Circuito Brasil Paraolímpico de Natação, no complexo aquático da Universidade Positivo em Curitiba.

O evento contou com mais de 400 para nadadores dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todos em busca da classificação para as etapas nacionais que acontecerão em São Paulo e Porto Alegre (RS).

Segundo o técnico Julio César Monteiro, Alexandre teve que interromper seus treinos na água por mais de 30 dias em função de uma fratura no pé direito, voltando a treinar somente na semana passada. Mesmo assim, conseguiu se superar e faturou cinco medalhas de ouro nas provas de 50m, 100m e 400m nado livre, 100m nado de costas e nos 200m nado medley.

Monteiro disse que apesar de estar em um ano paraolímpico, Alexandre vem enfrentando muitas dificuldades que podem desviar sua concentração nos treinamentos, mesmo já estando pré-credenciado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para os Jogos de Londres.

Entre os motivos, conforme Monteiro, está o atraso da liberação da bolsa atleta nacional e também a sua nova situação, agora formado como profissional de educação física. “Como já não é mais estudante, deixará de receber o bolsa atleta municipal que ajudava a complementar seus gastos com equipamentos e suplementos”, comentou o técnico.

Alexandre também aguarda ser avaliado e conseguir voltar a sua categoria anterior. Ele já  possui todos os índices para os Jogos de Londres e deverá ser convocado para defender o selecionado nacional.