A campanha de prevenção contra a Lesão por Esforços Repetitivos e o Distúrbio ósteo-muscular (Ler/Dort) realizada na terça-feira (20), na praça Álvaro de Oliveira de Junqueira, em Junqueirópolis, chamou a atenção da população que procurou se informar sobre as causas e consequências da doença.

O evento foi realizado em parceria da Diretoria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Presidente Prudente (Cerest/PP) e contou com a participação da médica do trabalho, Marcy Cunha de Oliveira Dorigão, um técnico de saúde do trabalho do Cerest, três fisioterapeutas, uma do Cerest, duas do município e uma enfermeira, também da Diretoria de Saúde.

Além da entrega de folders, contendo orientações preventivas sobre a doença que atinge os membros superiores do corpo, causando lesões nos músculos, nervos e tendões, os interessados que apresentavam dores suspeitas foram atendidos pela médica do trabalho, fisioterapeutas e a enfermeira.

Segundo a enfermeira do município, Daniele Aparecida dos Santos, a maior dificuldade do trabalhador é a falta de informação sobre a doença. O evento, segundo Daniele teve o objetivo de orientar a população, notificar os casos suspeitos e fazer encaminhamentos necessários.