Hoje faz três anos que o Cartório de Registro Civil de Dracena firmou parceria com o Rotary Club de Dracena para entregar a cada criança registrada uma muda de árvore. Até o momento, foram distribuídas aproximadamente 1.500 mudas.
Um dos primeiros recém-nascidos a participar do projeto foi o pequeno Rafael Lima Perrout. Os pais Vanderlei Perrout e Sonia Maria Martinho Lima Perrout receberam a muda assim que registraram o filho em abril de 2009. Três anos depois, Rafael gosta de brincar à sombra da pequena árvore no quintal.
Segundo a oficial de registro civil, Dóris de Cássia Alessi, o objetivo principal do projeto é estimular os pais a preservarem o meio ambiente, através da vinculação do plantio de uma muda de árvore que simbolizará o nascimento de seus filhos, que assim passará a fazer parte da história da família.
Dóris explicou que o Sindicato Rural de Dracena fornece as mudas e o cartório faz a distribuição e o trabalho de orientação. “Os pais, quando registram uma criança, recebem um certificado e passam a ter o compromisso de proporcionar ao filho uma cidade com mais qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Os cartórios participam da vida das pessoas. Por meio de pequenos gestos como a doação de uma muda de planta podemos mudar o pensamento sobre o meio ambiente das futuras gerações”, acrescenta.