O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) divulgou os resultados de mais 89 amostras de sangue colhidas em animais de Presidente Prudente. Conforme o diretor do órgão, Célio Nereu Soares, todos deram negativo. Com isso, o município mantém até agora apenas um caso autóctone sobre LVA (Leishmaniose Visceral Americana).
Trata-se de um cão diagnosticado com a doença que habitava na Vila São Jorge, bairro onde foi encerrado neste fim de semana, o trabalho de coleta realizado por agentes de apoio de controle de zoonoses.
Nesta segunda-feira (05/03), segundo o diretor do CCZ, o trabalho será iniciado no Residencial Monte Rei. “Porque lá? Porque a Sucen [Superintendência de Controle de Endemias] já identificou a presença do vetor [mosquito palha] no local. E quando se identifica o vetor em uma determinada região, praticamente existe também em outros locais. Mas enfim, vamos começar no Monte Rei para saber se tem cachorro contaminado”, explica.
Até agora, lembra Soares, mais de 600 amostras de sangue foram coletadas em animais somente neste ano. “Nossa intenção ainda em 2012 é aumentar a coleta para entre 1000 e 1500 amostras/mês”, finaliza.