Apresentar jogadores no Parque São Jorge é uma raridade no Corinthians. Ontem, o Timão fez festa para receber um jogador que, talvez, sequer atue em partidas oficiais, mas que traz consigo um ambicioso plano de marketing e de expansão da marca alvinegra.
Chen Zhizhao é o primeiro dos milhões de chineses que o clube tenta atrair para seu bando de loucos. A apresentação do novato foi um evento: globos vermelhos, ‘leões’ chineses, percussão típica. O jogador pode não ser craque, mas teve a recepção de um.
Ele recebeu das mãos do presidente Mario Gobbi a camisa 200, em homenagem aos dois séculos de imigração chinesa ao Brasil.
O jogador usará na camisa apenas o nome Zizao – forma aportuguesada de Zhizhao para facilitar leitura. Na segunda-feira, quando chegou ao clube, o atacante foi chamado dessa forma. O Timão chegou a lançar em seu site oficial uma enquete para determinar qual alcunha seria gravada nas costas do uniforme.
Chen estava vencendo até o início da manhã de ontem, mas Zizao acabou sendo o escolhido. No entanto, na coletiva, o jogador pediu para ser chamado de Chui, seu apelido. “Eu sei que o Corinthians foi o último time que Ronaldo atuou. Conheço o Corinthians, um dos clubes mais populares do Brasil. Sobre meu desempenho, acho que vocês vão gostar”, afirma o jogador.
Ideia do departamento de marketing, a contratação de um chinês teve também o aval da diretoria de futebol. Com a ajuda de empresários, o clube recebeu inúmeros DVDs para analisar qual opção se encaixaria melhor nas necessidades do “bom e barato”. Além de jovem, Zhizhao agradou aos dirigentes pela boa técnica e por não precisar de um grande investimento, já que o Nanchang Hengyuan aceitou emprestá-lo por duas temporadas – até o fim de 2013.
Apesar de estar inscrito no Campeonato Paulista, Zhizhao passará por um cuidadoso processo de adaptação e condicionamento físico. Ele terá um tradutor à disposição, inclusive durante os treinos no CT Joaquim Grava.
Mais do que ser conhecido na Ásia, o clube tem como ideia criar um intercâmbio de profissionais e atleta com o país, visando também a criação do “Corinthians-China”, uma filial voltada para a descoberta de novos talentos e desenvolvimento do esporte. Recentemente, o Timão apresentou o “Corinthians-Santa Fé”, braço argentino do projeto.
Zhizhao é o quarto jogador asiático a ser contratado pelo Corinthians. Em 1929, o clube trouxe o libanês Nasi Felippe, apelidado de Amendoim”. Outro libanês, conhecido apenas como Adnan, chegou ao Timão em 1965. Mais próximo, o japonês Koich Hashimoto vestiu a camisa alvinegra entre os anos de 93 e 94.