O consumo de peixes tende a aumentar na Semana Santa, quando muitas pessoas evitam carne vermelha e algumas famílias fazem a tradicional bacalhoada na sexta-feira santa.

De acordo com o gerente comercial da rede Troyano, Edilson de Camargo, a procura é muito grande na próxima semana. “A maioria dos clientes leva produtos desde sardinha em lata até o bacalhau, além de outras categorias como azeite, leite de coco, batata, cebola, vinho. Temos condições de vender 15% a mais do que no ano passado. Depois do Natal, a Páscoa é a segunda melhor data comercial”, diz. As lojas da rede estarão abertas de segunda a quinta-feira das 8h às 21h, na sexta-feira estarão fechadas e no sábado das 8h às 18h.

O gerente do Supermercado Milena, Célio Russo, também considera o período positivo para o setor “As vendas triplicam na Páscoa. A procura por bacalhau, merluza grande, manjubinha, sardinha é muito grande. Na Semana Santa, de cada dez clientes, nove compram algum tipo de peixe”, acrescenta. O Supermercado não funcionará na sexta-feira (6) e no sábado, o atendimento será das 8h às 18h.

Além das vendas, a Páscoa também gera empregos temporários. O proprietário da Peixaria Dracena,

Segundo Rogério Soares da Silva, conta que nessa época do ano, geralmente contrata seis funcionários para dar conta do movimento. “Precisamos de mais gente para ajudar no caixa, na limpeza, e nos cuidados com os peixes”, diz. Tradicionalmente, o estabelecimento promove o varejão na Semana Santa. “É uma forma de atrair os clientes e cultivá-los para comprar o ano inteiro”. Na sexta-feira santa, a Peixaria funcionará até o meio-dia. Os peixes mais procurados são: sardinha, merluza, corimba, e dourado, tainha, piapara para assar. Rogério acredita que o bacalhau vai ser vendido principalmente na Semana Santa.