Sexta-feira, 30 de março de 2012, data que ficará marcada no esporte dracenense, principalmente para os amantes do basquete. É que logo mais, às 21h, o time de basquete masculino dracenense faz a estreia no Campeonato Paulista, divisão especial do estado de São Paulo.
O jogo é histórico, pois Dracena nunca disputou uma competição desse nível – a elite do basquete paulista está envolvida em busca do título.
A estreia da equipe dracenense na primeira fase de classificação é contra o São Caetano, mais um motivo para o torcedor comparecer e lotar o ginásio de esportes Dovilho Moura, como prova de incentivo ao investimento que foi feito para disputar a divisão especial.
Dracena está no grupo único que tem entre outros times São Caetano, São Bernardo do Campo, Americana, Rio Claro, Suzano, Jacareí e São José do Rio Preto. A expectativa da estreia é imensa por toda a cidade, tanto que isso é demonstrado nas palavras de Ricardo Camuci, secretário de Esportes e Cultura, que em 1990 jogou por Dracena no campeonato infanto-juvenil.
Ele disse aos jogadores que devem valorizar a oportunidade de integrar a equipe dracenense na divisão especial. “Nós, jogadores de Dracena, nunca tivemos essa oportunidade de jogar na primeira divisão. Eles agora estão na elite do basquete. Há 12 anos, os jogadores do infanto-juvenil que se destacaram tiveram que ir embora de Dracena para jogar na divisão especial”, comentou o secretário.
Mauro Fumagali, o Pita, presidente do time de Dracena, disse que a cidade saiu de dois campeonatos da série A2, em 2010 e 2011, agora, nesta primeira fase de pré-classificação com outras grandes equipes, parte com objetivo de estar entre as cinco melhores classificadas para a segunda fase, que se juntam aos representantes de grandes clubes de São Paulo, tais como Paulistano, Palmeiras e outros.
Pita lembra que Dracena está dando um salto alto no basquete, deixando a divisão de base e série A2 e disputando a divisão especial. Ele lembra que se o basquete conseguir se classificar para a segunda fase, o custo será alto e, então, precisará de uma reavaliação.
O presidente do time dracenense ressaltou ainda a parceria importante com algumas empresas da cidade para a montagem da equipe. São patrocinadores do basquete dracenense: Unifadra, Bristec do Grupo Coimma, Realcool, Ootobai Yamaha, ABD, Jura Poços, Cerâmica Takayama e Fumagali Eletricidade, além da Prefeitura de Dracena através da Secretaria de Esportes, que apoia no transporte e no pagamento da taxa de arbitragem que tem estrutura internacional.
O destaque de Dracena é o técnico Camuci Junior que já jogou por vários times de São Paulo e também disputou o Campeonato Brasileiro. Por isso, tem uma experiência invejável.
APRESENTAÇÃO – Na quarta-feira (28) à noite, aconteceu a festa de lançamento oficial do time de basquete de Dracena. Na oportunidade foram divulgados os trabalhos da diretoria da equipe na montagem da estrutura, patrocínios e contratação de jogadores. A equipe também foi apresentada oficialmente.
O técnico Camuci Junior disse ontem à tarde que ainda não havia definido o time que entraria jogando contra o São Caetano. Ele tem duas dúvidas para montar a escalação. São os jogadores Eduardo e Leandro que sentem contusão. Por outro lado, Boris deve começar jogando.
Junior afirmou que em função de uma análise que pretende fazer do São Caetano, a equipe de Dracena que começa jogando só será oficializada minutos antes da partida.