Dois problemas técnicos distintos afetaram, simultaneamente, no início da manhã de hoje (14), o transporte de passageiros no Metrô de São Paulo e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Por causa das falhas, o número de pessoas que aguardavam dentro e fora das estações aumentou e muitos usuários acabaram chegando atrasados no trabalho.
Por meio de nota, o Metrô e a CPTM informaram que o atendimento foi normalizado pouco depois das 8h. De acordo com a CPTM, um defeito no sistema de energia provocou lentidão na circulação dos trens da Linha 9 – Esmeralda , que liga o município de Osasco, a oeste da Grande São Paulo, à região de Grajaú, no extremo sul da cidade de São Paulo. Em razão disso, as composições estavam circulando por uma única via, entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.
Já no Metrô, foram afetados dois ramais. Na Linha 1 Azul, que se estende do bairro do Jabaquara, na zona sul ao bairro do Tucuruvi, na zona norte, houve uma pane na tração de um trem entre as estações Vila Mariana e Santa Cruz e a circulação ficou lenta no horário das 7h39 às 8h03.
Uma outra falha, ocorrida por volta das 6h46, no sistema pneumático de uma composição que fazia a Linha 4-Vermelha (na ligação Leste-Oeste), sentido Barra Funda, obrigou a companhia a retirar os passageiros que estavam em um trem na Estação Pedro II. A composição foi encaminhada para manutenção.
Essa operação levou quase uma hora, implicando em maior atraso nas viagens e na superlotação da estação. Segundo o Metrô, a entrada de usuários nas estações foi limitada para evitar situações de risco devido à grande quantidade de pessoas.