Dando continuidade as ações em alusão ao mês da mulher, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Guanabara, promove nesta quinta-feira (29) o mutirão ‘Saúde da Mulher’.

A ação que começou nesta manhã e segue até às 16h, é desenvolvida no ônibus do Hospital do Câncer que está estacionado ao lado da unidade. Na primeira hora de realização, 25 atendimentos já haviam sido prestados.

No entanto, conforme a enfermeira gerente da ESF, Alayde Custódio Erbella, a expectativa é colher até o fim do dia mais de 100 preventivos. “Já realizamos o mutirão há quatro anos, e em todos o resultado supera o que esperamos, somando sempre mais de 100 atendimentos”, ressalta.

Segundo a enfermeira que realiza o exame papanicolau, Walma Fontolan Ferraz, a zona norte geralmente é a que registra mais atendimentos, pois as mulheres sempre aderem à ação e a unidade de saúde promove a divulgação do mutirão através dos agentes, que passam de casa em casa entregando um panfleto. “No mutirão do Guanabara nunca identificamos casos de câncer do colo de útero”, aponta.

De acordo com ela, o preventivo serve para identificação do Vírus do Papiloma Humano, conhecido como HPV, e algumas DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), entre elas a cândida e a tricomona. Ainda assim, ela afirma que o principal foco do mutirão é a detectação de casos de câncer do colo de útero.

Para realização do exame papanicolau, é necessário que a atendida esteja com RG, CPF e o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).