O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental e o Governo Federal, por meio do Ibama, realizaram nos dias 21 e 22 deste mês a operação “Malha Verde”, cujo objetivo foi fiscalizar a regularidade do comércio e armazenamento de madeiras nativas, especialmente amazônicas, por empresas madeireiras no estado de São Paulo.
Através dessa operação conjunta foi possível constatar se houve aquisição, venda e/ou armazenamento de madeira nativa amazônica sem origem regular nas empresas fiscalizadas.
Durante os dois dias de operação foram vistoriadas quatro madeireiras nas cidades de Presidente Prudente, Rancharia e Martinópolis, sendo elaborados seis boletins de ocorrências e dois autos de infração ambiental.
Ao fiscalizar uma madeireira em Rancharia foi aplicado um auto de infração ambiental na modalidade advertência por irregularidade de produto florestal e o pátio foi bloqueado, pois as madeiras armazenadas estavam desorganizadas para fins de fiscalização.
Em outra madeireira no município de Martinópolis foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 13.163,10 por comércio de 43,877 m3 de madeira sem a emissão de licença válida para todo o tempo da viagem outorgada.