O secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, esteve ontem em Presidente Prudente para assinatura dos termos de adesão ao Programa Creche Escola, com os municípios da região. Prefeitos de 19 municípios assinaram os termos e na Alta Paulista, sete cidades receberão novas creches: Inúbia Paulista, Lucélia, Nova Guataporanga, Pacaembu, Paulicéia, Pracinha e Santa Mercedes.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, o objetivo do Programa Creche Escola é ampliar o atendimento de crianças de educação infantil, priorizando os municípios de acordo com os critérios de vulnerabilidade social, estabelecido pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

“O Creche Escola, lançado em setembro de 2011, é uma ação das Secretarias de Desenvolvimento Social (Seds) e de Educação. O programa tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social”, informou a assessoria.

Segundo o secretário, o programa beneficia principalmente o público feminino. “Com a Creche Escola, elas terão onde deixar suas crianças em local adequado e seguro, enquanto saem para trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias”, ressaltou o secretário.

O programa prevê a implantação de mil unidades em todo Estado até 2014. Cada unidade (obras e equipamento) custa entre R$ 1 milhão e R$ 1,2 milhão, de acordo com o tamanho e modelo escolhido pelo município. A contrapartida da prefeitura é oferecer terreno plano de sua propriedade, com 2 mil metros quadrados, abastecido de rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas. Conforme o modelo, as creches atenderão de 70 a 100 crianças.

Os demais municípios que assinaram os termos de adesões foram: Álvares Machado, Caiabu, Iepê, Indiana, Martinópolis, Presidente Epitácio, Rancharia, Santo Anastácio e Taciba.