Os passageiros que tinham bilhetes da TAM enfrentaram uma manhã difícil hoje (2), por causa de uma falha no sistema de check-in, que teve de ser feito manualmente pelos funcionários nos balcões de atendimento da companhia aérea no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Antonio Carlos Jobim. Segundo nota da TAM, o problema, que provocou atrasos nos voos da companhia em todo o país, foi resolvido no início da tarde.
De acordo com a TAM, o sistema de check-in voltou a operar após a solução de um problema no link de conexão da Sita, empresa provedora de tecnologia. Segundo a nota da companhia, os clientes afetados recebiam toda a assistência e podiam também fazer o check-in pela internet, antes de se dirigir aos aeroportos.
O passageiro Rodrigo Bianco, de 29 anos, conta que tentou antecipar para as 6h30 um voo para Porto Alegre, marcado para as 20h de hoje. Segundo ele, ao chegar ao aeroporto, às 5h, o sistema já estava fora do ar. “Não conseguimos fazer essa antecipação. Tinha filas gigantescas para fazer o check-in. Estamos há umas 7 horas aqui sem conseguir fazer nada.” E quem procurava informações com os funcionários da companhia não tinha retorno, acrescentou Bianco.
Ele disse que, quando comprou a passagem, foi informado pela TAM de que, se ocorresse algum atraso no voo, não seria cobrada nenhuma tarifa de remarcação. “Na verdade, não foi isso que ocorreu. Chegamos aqui e ficamos sabendo que teríamos de pagar R$ 80 por pessoa para fazer a remarcação. Isso não foi passado para nós, na hora da compra da passagem. Então, desde a compra até o embarque, estamos tendo problema”, reclamou.