O Procon de Presidente Prudente, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos, divulgou, nesta terça-feira (06), o balanço de atendimentos prestados durante todo o mês de fevereiro. Segundo o órgão, houve aumento no número de reclamações na área da saúde.

Os dados apontam que embora o número de atendimentos gerais tenha apresentado retração de 6,08%, caindo de 1.248 (fevereiro de 2011) para 1.172 no mês passado, isto é, 76 atendimentos a menos, houve aumento no número de reclamações e orientações prestadas na área da saúde, bem como na realização de audiências, que no mesmo período passou de 81 para 90 delas. No caso da saúde, a maioria das queixas se refere a planos de saúde.

Conforme a coordenadora executiva do órgão, Ana Paula Atayde Setti, apesar das elevações detectadas quanto aos atendimentos relacionados à saúde e na realização de audiências, “no histórico geral verifica-se que os assuntos financeiros continuam demandando maior reclamação, principalmente sobre empréstimo consignado e cartão de crédito”. “Em segundo também continua a área de produtos, onde o maior vilão é o aparelho celular. Em terceiro lugar temos serviços essenciais, sendo a telefonia fixa e móvel a causa das reclamações nesta área”, revela.

Sobre os assuntos financeiros referidos por ela, foram contabilizados 384 no mês passado, contra 387 em fevereiro de 2011. A área de produtos teve 322 atendimentos, contra 309 em 2011, e os serviços essenciais, também citados, registraram 231 atendimentos, ou seja, 12 a menos que os 243 referentes a fevereiro do ano passado.

Já quando analisa o cenário geral, Setti atribui a “pequena diminuição no total de atendimento” a adoção de uma nova forma de trabalho. “Após a mudança da sede, começamos a fazer uma triagem assim que consumidor chega no Procon. Se sua vinda no Procon for equivocada ele já é orientado sobre qual órgão procurar. Com isso, deixou-se de registrar muitos atendimentos”, encerra.

Ainda em fevereiro deste ano, foram realizados os seguintes atendimentos: Extra-Procon: 11; Alimentos: 3; Habitação: 7; e Serviços Privados que contabilizou 187 atendimentos.