O Dia Mundial do Consumidor foi comemorado ontem e segundo o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Dracena, que presta atendimento nas cidades da microrregião, as reclamações no órgão aumentaram em cerca de 40% nos últimos meses.
“Isso está sendo observado há mais de um ano, as reclamações aumentaram em todos os setores e nas empresas de Dracena, com exceção dos grandes magazines, em 95% dos casos a situação é resolvida por telefone, sendo desnecessário emitir a notificação ao lojista”, afirmou o chefe do órgão.
Mas o que chama a atenção do Procon, segundo o chefe, é que apesar do consumidor estar procurando mais seus direitos, na hora de negociar, ele tem receio de cobrar do vendedor a nota fiscal, o seu direito de troca, ou um desconto. “No momento da venda, oferece-se muito, mas se o cliente não exigir um documento por escrito, por mais simples que seja e o produto apresentar defeito, ele não terá como comprovar o seu direito, inclusive perante a Justiça”, informa.
Entre os itens que devem constar no documento, está o nome da empresa onde o produto foi adquirido, o valor e o preço da mercadoria. “O consumidor tem que estar atento aos seus direitos, ele tem o poder de compra, está com o dinheiro e deve saber negociar, exigir todos os comprovantes que irão garantir uma assistência técnica no caso de defeito, ou então a troca do produto”, afirma Parra, explicando que a empresa é obrigada a fornecer essas garantias por escrito.
CARROS USADOS – Uma reclamação que vem acentuando no Procon, de acordo com Parra, é a compra de veículos usados nas garagens. “O comprador não exige o contrato de compra e venda, aí fica difícil comprovar, quando acontece um defeito, responsabilizar a garagem que comercializou o automóvel. O consumidor tem a garantia de 90 dias após a compra de reclamar um problema no veículo adquirido”, explicou.
As principais reclamações no Procon de Dracena, segundo Parra, são de vendas pela internet, seguido da telefonia fixa e móvel e recentemente as cobranças indevidas de taxa e serviços por instituições financeiras, como bancos.
Ontem, para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Dracena divulgou nos meios de comunicação, um guia contendo orientações dos seus direitos e deveres do fornecedor.