A campanha de prevenção contra a tuberculose (busca ativa de sintomas respiratórios) está sendo intensificada até amanhã (17) na maioria das cidades da região. Os pacientes que apresentam tosse há mais de três semanas devem procurar as Unidades de Saúde para fazer o teste do escarro para detectar a doença.
Segundo a enfermeira do Centro de Saúde de Junqueirópolis, Dirce Teruko Uieda Yano, no município, a campanha conta com a participação de agentes comunitários e da equipe da Saúde nas Unidades Básicas. “Os casos suspeitos identificados são encaminhados para o exame do escarro e no caso de constatar a doença, o paciente é encaminhado para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Por enquanto, foi detectado no município apenas um caso da doença. Mas a incidência maior da tuberculose é no presídio, onde estão confirmados 13 detentos com a doença, que estão em tratamento. Segundo Dirce Yano, o ambiente fechado dos presídios, propicia a contaminação da doença.
A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo como ossos, pele, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
A contaminação ocorre de pessoa para pessoa de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a.