Menos pessoas estão morrendo na região de Presidente Prudente. As quantidades de homicídio doloso e culposo caíram. No primeiro trimestre deste ano foram registrados 12 homicídios dolosos e 17 culposos. Se comparado com o mesmo período do ano passado, onde foram registrados 14 homicídios dolosos e 36 culposos. As quedas representam respectivamente, 14,3% e 52,78% As informações constam das Estatísticas Mensais da Criminalidade, contabilizadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os furtos em geral caíram na região de Presidente Prudente, tanto no comparativo trimestral como nos últimos 12 meses. De janeiro a março deste ano foram registrados 2.111 casos, uma queda de 5,67%, se comparado com no mesmo período do ano passado. De abril de 2011 até março 2012 foram registrados 8.305 furtos, 459 casos a menos que em igual período anterior. Representando uma queda de 5,24%.
Os estupros caíram de 50 para 49 casos neste primeiro trimestre. Não foi registrado nenhum caso de roubos a banco neste ano. Há mais de sete anos não é registrado nenhum caso de extorsão mediante sequestro na região.