Na noite de terça-feira (17), o delegado de polícia em exercício no município de Nova Guataporanga, André Luiz Luengo, especialista em direito penal e mestre em Teoria do Direito do Estado, proferiu palestra sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas. Cerca de 160 pessoas participaram.
O evento foi realizado no Centro Comunitário José Lima de Menezes e contou com a participação das famílias cadastradas em programas sociais, do Conselho Tutelar, das Polícias Civil e Militar, membros do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança Pública) e demais autoridades municipais.
A iniciativa partiu de José Viscardi, escrivão da Polícia Civil; delegado André Luengo e direção do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), através da coordenadora da unidade, Vânia B. J. Gerolin e da assistente social Daniela Ribeiro.
Acompanhado pelo agente do GOE (Grupo de Operações Especiais), Reginaldo, o palestrante frisou os efeitos e as consequências de diversas drogas, apresentando amostras de algumas substâncias como cocaína, maconha e crack.
André Luengo destacou a importância da participação de todos na orientação e educação sobre as consequências maléficas das drogas.
Durante a palestra, foram mostrados vídeos e apresentadas com fotos de usuários de drogas e pés de maconha como forma de ilustração para informar e prevenir. O delegado também explicou quando um indivíduo será considerado usuário e quando ele será visto como traficante, destacando os tipos de penas