O prefeito Célio Rejani recebeu o Certificado “Município VerdeAzul” conquistado pelo município, pela primeira vez, em evento em São Paulo, na última semana. O governador Geraldo Alckmin esteve presente na cerimônia.
Dracena obteve grande evolução no ranking de pontuação do “Município Verde Azul” nos últimos anos. Em 2008, a pontuação foi de 22,95; em 2009 foi de 58,02; em 2010 foi de 73,01 e em 2011, o índice foi de 82,27; ultrapassando os 80 pontos necessários para a conquista do selo.
Rejani destacou o trabalho realizado pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso, pela interlocutora do Município Verde Azul de Dracena, Arielen Casagrande Pozza e algumas melhorias que contribuíram para a obtenção do selo, como a coleta seletiva, o esgoto tratado e adequação do aterro sanitário para lixos domésticos, com mais de 22 mil metros cúbicos de espaço. Na adequação houve a colocação de geomembrana impermeabilizante e construção de caixa de chorume, sendo a primeira vez que o município está adequando o aterro sanitário de acordo com as exigências da Cetesb.
O projeto “Município Verde” foi lançado pelo Governo de São Paulo em 2007 com o objetivo de descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.