A dracenense Vanessa Kimie Matsumoto Pinto, 15 anos, foi aprovada no processo seletivo para o Grupo de Referência do Projeto Guri região de Presidente Prudente. O teste prático foi realizado na primeira quinzena do mês.

A musicista que toca flauta transversal integrará a primeira flauta da orquestra formada por jovens de cidades como Presidente Prudente, Álvares Machado, Martinópolis, Presidente Bernardes, Regente Feijó, Adamantina, Osvaldo Cruz e Ouro Verde. Do município vizinho foram aprovadas: a flautista Jennifer Fernanda da Silva, 12 anos, e a clarinetista Laura Sakamoto Molaro, 13 anos. 

Vanessa iniciou os estudos na flauta no Projeto Guri de Dracena em 2005, é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem de Dracena desde 2007, fez aulas particulares em conservatório, tocou com a Banda Marcial Danuza Motta, Banda Marcial Municipal de Junqueirópolis e atualmente participa do Grupo Intermezzo de Farid Junior. Há dois anos começou a estudar saxofone também no Projeto Guri. 

A adolescente é filha de Claudinei Ferreira Pinto, mais conhecido como Nei, e Suemi Yoni Matsumoto Pinto e tem uma irmã mais nova chamada Larissa, que já segue seus passos: está estudando flauta no Projeto Guri

GRUPOS DE REFERÊNCIA – Foram criados para reunir os guris em estágio mais avançado de aprendizado, de forma a se tornarem parâmetro artístico para o desenvolvimento dos outros alunos do Projeto. Cada região do estado terá um grupo com uma formação diferente (banda, orquestra, coro, etc.), que se reunirá para ensaios em um Polo Sede – porém, alunos de qualquer Polo poderão participar.

Para estimular o desenvolvimento dos participantes, a Amigos do Guri oferecerá bolsas aos alunos classificados – incluindo uma ajuda de custo mensal para garantir transporte, manutenção do instrumento e outras despesas, já que os ensaios poderão acontecer em horários diferentes das aulas normais no Polo. (Com informações do site do Projeto Guri).