A economia da Grã-Bretanha retornou à recessão indicando retração de 0,2% no primeiro trimestre deste ano, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas hoje (25). O resultado, que causou surpresa, foi forçado pela queda no setor da construção civil. Para alguns analistas britânicos, os números negativos também têm relação com os impactos da crise econômica internacional.
Os números, porém, estarão sujeitos a pelo menos duas revisões nos próximos meses. A economia britânica já havia encolhido 0,3% no último trimestre de 2011. A última recessão registrada na Grã-Bretanha até então ocorrera em 2009. O novo recuo econômico configura a chamada double dip recession (cuja tradução livre é recessão de duplo mergulho).
Ao consolidar dois trimestres consecutivos de queda, a economia britânica chegou a uma recessão do ponto de vista técnico. O resultado contrasta com as previsões do Tesouro da Grã-Bretanha que apontavam para um crescimento econômico, embora modesto, para o primeiro trimestre deste ano.
Há expectativa do Escritório Nacional de Estatísticas da Grã-Bretanha de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça este ano em torno de 0,8%, em 2013, aproximadamente 2% e em 2011, 2,7%.