O partido Democratas (DEM) de Dracena é presidido pelo ex- vice-prefeito Bonfilho Antonio. “O partido está sendo reestruturado tanto na cidade como no estado e a nível federal. Assumi a presidência do DEM em Dracena em setembro de 2011 e desde aquela data, estamos fazendo um trabalho de fortalecimento do partido com novas filiações, atualmente contamos com cerca de 100 filiados”, informou.
Bonfilho ressalta que o Democratas tem autonomia no município, porém como todos os partidos, segue orientações por parte do diretório estadual e cumpre o que determina o estatuto partidário.
Sobre as eleições em Dracena neste ano, Bonfilho explica que a nível local, os Democratas terão candidatos para a disputa de cargos a vereador na Câmara municipal, mas tem também nomes que podem ser indicados para vice-prefeito.
“Estamos conversando com outros partidos, temos um bom relacionamento com os representantes das demais siglas partidárias da cidade. A princípio, a executiva do Democratas já manifestou apoio ao pré-candidato ao cargo de prefeito, a José Antonio Pedretti, que pertence ao Partido da República (PR)”, ressalta Bonfilho.
Ele ressalta que o partido busca novas coligações. “Esse período é de contatos, já conversamos oficialmente com o PSDB e o PTB e também estamos abertos ao diálogo com outros partidos, inclusive o PPS (presidido pelo pré-candidato a prefeito, Milton Polon)”.
O presidente explica que o partido não faz imposição ao PR para que o candidato a vice-prefeito seja do Democratas. A decisão de escolha do vice-prefeito, será de consenso da coligação com os demais partidos e provavelmente essa definição deve ocorrer, no mês de junho quando as convenções serão realizadas”.
Bonfilho foi vice-prefeito quando era filiado ao PMDB, na segunda administração de Júnior Stelato (2005-2008). “Com a dissolução do diretório municipal do PMDB em Dracena e na região, a maioria das lideranças deixou o partido e filiou-se ao DEM, mas sempre estivemos juntos com o PSDB em Dracena”, disse Bonfilho, destacando os dois mandatos de Stelato como prefeito.
“Acredito que essa ligação com o PSDB deve ser mantida nessa eleição”, afirma o presidente do DEM. Bonfilho enfatiza ainda que vem mantendo contato com o presidente estadual do DEM, deputado estadual Jorge Tadeu Matulen que se colocou à disposição para auxiliar o partido na eleição de Dracena.
“O importante na eleição é a coligação e a chapa de vereadores”, reitera Bonfilho informando que está à disposição do partido ou da coligação, caso seja preciso.
O presidente também destaca o apoio que o DEM de Dracena tem do presidente estadual do partido, deputado federal, Jorge Tadeu Mudalen.
Bonfilho esteve na redação do JR, acompanhado do vice-presidente do DEM e pré-candidato a vereador, Tião Abatiá (ex-secretário de Esportes) e o secretário do partido, Ricardo Silva.