O comunicado oficial da instalação da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), em Junqueirópolis, ontem (24) de manhã, na Prefeitura, reuniu representantes da CEF de Presidente Prudente e Dracena, o prefeito Osmar Pinatto, a vice-prefeita, Marlene Trevisan, o presidente da Câmara, Marcos Ruiz, vereadores, diretores municipais e empresários.
Segundo a superintendente regional da CEF em Presidente Prudente, Célia Marisa Molinari, o cronograma para execução da obra é de 180 dias, com a previsão de inauguração da nova agência no final do mês de outubro ou início de novembro próximos.
Também representaram a CEF, o diretor regional, Gílson Robson Paludetto, de Presidente Prudente e o assistente de governo da Caixa, Léo Luidi Yamamoto, de Dracena
Pinatto informou que a implantação da Caixa Federal é resultado de um trabalho de conversações iniciado há mais de um ano com a CEF.
“Tínhamos o interesse, pois sabíamos dos benefícios que iria trazer para o município e cidades vizinhas, o sinal verde da Caixa, demonstra o bom momento econômico que o município vive”, afirmou.
De acordo com o prefeito, a agência beneficiará a população da cidade e da microrregião na variedade de serviços que a Caixa oferece, como os pagamentos do Fundo de Garantia (FGTS), seguro-desemprego, do PIS, além de facilitar créditos para empresas e pessoas físicas como na recente medida de redução da taxa de juros”, declarou.
O prédio que segue o padrão da CEF, terá uma área de 380 m2 e estará localizado na rua São Salvador, em frente à Casa da Cidadania, no centro. Funcionários da empresa responsável pela obra começaram a trabalhar no local.
“Será um prédio moderno, com acessibilidade e instalações adequadas, terá oito funcionários, incluindo os gerentes para atendimentos de pessoas física e jurídica”, informa a superintendente. Na região, a cidade mais próxima onde a CEF programa a abertura de uma nova agência é em Castilho, na microrregião de Andradina.
Conforme Célia de Mattos, a CEF está desenvolvendo um plano expansão e a inauguração da agência ainda neste ano em Junqueirópolis é prioridade entre as 105 cidades do Estado planejadas para receber o banco estatal.
A nova agência, segundo a superintendente, beneficiará os atendimentos na CEF de Dracena, responsável por 12 municípios da microrregião. “Pela distância, facilitará principalmente os deslocamentos dos moradores de Junqueirópolis, Irapuru e Flora Rica”, afirmou.
Para a implantação da agência, a superintendente informa que foi realizado um estudo técnico pela CEF, analisando o potencial de crescimento do município e a parceria com o poder público. “Houve interesse do prefeito, aliado ao apoio de empresários e demais autoridades do município”, enfatizou Célia Molinari.
Segundo a superintendente, a Alta Paulista vem se desenvolvendo e Junqueirópolis se tornou referência. “A nova agência está sendo instalada em um momento importante da cidade e da região”, disse. Célia citou ainda, a recente iniciativa do banco em reduzir a taxa de juros, que irá aumentar a procura pela oferta de crédito, no caso das empresas, para a formação do capital de giro.
“A medida da CEF está causando uma revolução no mercado financeiro, isso está ocorrendo porque a Caixa Federal é um órgão público e está focada no desenvolvimento do País e não no lucro”, afirmou, citando como exemplo a queda dos juros do cheque especial que reduziu de 8% para 4,2% ao mês
O diretor regional, Gílson Paludetto enfatizou que o ambiente econômico, político e social de Junqueirópolis, aliado ao esforço das lideranças locais do Executivo, Legislativo e empresarial foram decisivos para instalação da agência.