Durante audiência realizada, nesta segunda-feira (16), no auditório da Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego, José Roberto de Melo, garantiu ao prefeito Ernane Erbella a possibilidade do governo federal reabrir o posto de atendimento do órgão no município.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o posto fechou em janeiro de 2011 e desde então o prefeito venceslauense, em companhia do vice-prefeito João Monteiro, tem se empenhado na busca de resolver a questão, dado a importância da existência do atendimento aos trabalhadores do município e região, bem como aos transtornos provocados à população que busca pelos serviços de emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego e homologação de rescisão de contrato de trabalho.

Diante de um público formado por sindicalistas, membros de associações, trabalhadores do serviço público, secretários municipais, vereadores – entre eles, Serafim Gomes Ferreira, que teve participação decisiva pela vinda do superintendente à cidade, além de Nilson Scalon e Tufy Jr, – e imprensa, José Roberto disse que atuará para que seja efetivada a reabertura, no entanto, pediu ao prefeito apoio na questão estrutural.

Ernane Erbella ofereceu como contrapartida do município a locação de um imóvel e a disponibilização de um servidor público municipal para auxilio nos trabalhos, cabendo ao MTE o treinamento deste funcionário para atender ao público. “Poderemos até mesmo, disponibilizarmos algum funcionário de carreira que desejar sua transferência de seu atual local de trabalho para Presidente Venceslau, mas ainda é prematuro fazer tal afirmação”, disse Melo.

“Quanto à Prefeitura, podemos disponibilizar a estrutura necessária para que o órgão funcione a contento. Inclusive, temos estudos em andamento para que o novo posto de atendimento do MTE esteja junto com o Posto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo de São Paulo”, disse Erbella.

Respeitando as tratativas burocráticas envoltas à questão da reativação do órgão federal no município, a previsão é de que o novo posto esteja em funcionamento nas próximas semanas.