A Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente, que abrange 56 municípios recebeu até domingo (8), 33.743 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011-2012 (IRPF). A expectativa da Delegacia, é que sejam entregues 125 mil declarações na região.

O prazo para a entrega das declarações termina no próximo dia 30 e quem atrasar estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. 

Segundo o assistente do delegado da Receita de Presidente Prudente, Lucas de Góis Campos, mesmo que a Receita Federal tenha capacidade para receber 400 mil declarações simultâneas (em todo o País), a transmissão pela internet poderá ficar lenta nos últimos dias, como ocorreu no ano passado, quando mais de três milhões de declarações foram enviadas no último dia do prazo.

 “Quanto mais cedo for entregue a declaração e se não houver nenhum problema, mais rápida será a restituição. O primeiro lote da restituição é para quem tem acima dos 60 anos, enquanto o segundo e terceiro lotes de devoluções serão para quem antecipou a entrega do Imposto”, explica  Campos.

É obrigatório declarar quem recebeu em 2011, acima de R$ 23.499,15 em rendimentos tributáveis. Em todo o País, a Receita tem a previsão de receber 25 milhões de declarações e até domingo, foram entregues, segundo Campos, 7.332.349 declarações e no estado de São Paulo, 2.350.894.

ORIENTAÇÕES – A delegada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), professora universitária e contadora do Escritório Apolo, Tatiana Manfré, reforça a orientação da Receita Federal para o contribuinte não deixar para os últimos dias a entrega da declaração. 

“Desde o começo do prazo de entrega das declarações, em 30 de março, até hoje (ontem) 95% dos clientes foram atendidos e aproximadamente 50% das declarações foram entregues à Receita”, explica.

Segundo Tatiana, como o envio é feito on-line, as entregas dependem do sistema de internet e para não haver algum imprevisto de última hora, a recomendação é para que o contribuinte preencha corretamente todos os campos. 

Por isso, a orientação de procurar o auxílio de um contabilista. “As informações devem ser precisas, além de preencher os formulários, é preciso fazer a declaração com todas as informações, observando itens como a fonte pagadora, tudo deve ser feito da melhor forma e claro, na legalidade, para que a declaração não caia na malha fina”, explica Tatiana.

Ela lembra que a fiscalização do Fisco no Brasil é uma das mais avançadas do mundo e para que a declaração seja feita da melhor maneira possível, os passos que adota no escritório, são primeiro, atender o cliente, selecionar os documentos, montar a declaração, digitar, conferir e somente depois, enviá-la para a Receita.

ENTREGUES – De acordo com a Receita Federal de Presidente Prudente, nas cidades da região, foram entregues até a meia-noite de domingo,  1.715 declarações de Dracena; 1.564 de Adamantina; 1.238 de Osvaldo Cruz; 789 de Junqueirópolis; 688 de Tupi Paulista; 439 de Pacaembu; 419 de Flórida Paulista; 268 de Panorama; 180 de Irapuru;  158 de Paulicéia; 268 de Panorama; 158 de Paulicéia; 114 de Ouro Verde; 87 de Monte Castelo; 71 de Santa Mercedes; 71 de Nova Guataporanga e 59 de São João do Pau D’Alho.