No final da tarde de terça-feira (29), a guarnição Resgate do Corpo de Bombeiros de Dracena, composta pelo sargento Gilson e pelos soldados Souza Cruz e Paulo ajudou a parturiente Idalina Aparecida Martins, de 31 anos, moradora na rua Nelson Rodrigues, no Jardim Brasilândia, no nascimento do seu bebê em parto normal.
Quando os bombeiros chegaram, o bebê já tinha nascido e se encontrava no meio das pernas da mãe com sinais vitais normais, em cima da cama.
Os integrantes do Resgate fizeram todos os procedimentos de parto normal, tais como o corte do cordão umbilical; a higienização e a proteção do bebê que foi coberto por um lençol estéreo, mantendo a temperatura e evitando infecções. Após esses procedimentos, os bombeiros conduziram Idalina e o seu filho ao PAM, onde houve o atendimento necessário, por parte da médica Mariana.
O bebê, uma menina, pesou 2,920 quilos. Tanto ela quanto a mãe permaneciam internadas em observação na Santa Casa local, até o meio da tarde de ontem (30) e poderiam ter alta médica no período noturno ou na manhã de hoje (31).
O sargento Gilson afirmou ontem à tarde, que no momento que a guarnição chegou à residência de Idalina havia duas pessoas da família dela que provavelmente teria acionado o Resgate. Ele ressaltou que é uma satisfação muito grande, por parte dos bombeiros ajudar em casos como este.
“É muito importante fazer os procedimentos corretos para ajudar a parturiente no momento do parto, se não forem feitos os procedimentos corretos, pode causar problemas de infecção tanto na mãe bem como no bebê”.
Gilson explicou ainda que nesses casos, o Corpo de Bombeiros, após os primeiros socorros, encaminha o caso ao médico que toma os procedimentos normais.
De acordo com o sargento dos Bombeiros, a menina vai se chamar Caroline Regina Martins dos Santos. Idalina já tem mais outros seis filhos.