O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) concluiu a instalação da balança eletrônica na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), próximo a Dracena e está realizando uma campanha educativa com os condutores de caminhões e carretas, orientando-os para ficarem atentos aos limites de peso nas cargas transportadas. 

As orientações são feitas por funcionários do DER que conferem as notas fiscais das mercadorias. Eles explicam que nos próximos dias terá início a fiscalização com autuações.

“Os condutores devem ficar atentos aos limites de pesagem do modelo do veículo”, informa a engenheira do DER, Helena de Souza Aguiar, ressaltando que tanto caminhões como carretas  que forem constatadas com cargas acima do limite permitido, serão multadas. 

A conferência das cargas será feita pelas notas fiscais, onde é checado o peso da mercadoria e a tara do caminhão e pela balança eletrônica recém-instalada. Se houver excesso na capacidade de transporte do caminhão, o DER fará a autuação.

Na conferência pelas notas não há tolerância para os excessos de carga, enquanto na pesagem da balança há uma tolerância de 5% do peso permitido, prevendo o mínimo de oscilação no equipamento eletrônico.

Segundo a engenheira, a balança está pronta, necessitando apenas de pequenos ajustes e as fiscalizações com autuações devem ter início em cerca de uma semana a dez dias. “Serão fiscalizados todos os caminhões e carretas, independente de estarem ou não transportando cargas”, informa

A verificação das cargas na balança será feita apenas nos caminhões que fazem o trajeto no sentido Mato Grosso do Sul (incluindo Panorama e Paulicéia) para São Paulo.  A engenheira informa ainda que os condutores que estiverem fazendo esse trajeto obrigatoriamente serão fiscalizados. “Aqueles que passarem por fora, ou evadirem-se da fiscalização serão autuados”, alerta.

Quatro câmeras instaladas no local vão registrar o caminhão que evitou a balança, passando direto na rodovia ou evadiu-se na hora da fiscalização. A previsão é de serem fiscalizados na balança, em média, 1.000 veículo, entre caminhões e carretas, por dia.

A balança funcionará 24 horas, por dia, com funcionários escalados por turno. Todo o complexo ocupa cerca de 500 metros de extensão às margens da SP-294, no sentido Dracena-Junqueirópolis. Os terminais de computadores instalados no centro de operações da balança estão programados para receber informações da pesagem eletrônica, da altura e comprimento do caminhão, imagens das fugas em vídeo captadas pelas câmeras e terminal  que faz as autuações.

Ainda segundo o DER, há como recorrer das multas aplicadas, por meio de recursos nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI).