O Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Dracena deu início ontem (2), a vacinação contra a febre aftosa, na área que corresponde de Panorama a Mariápolis. Nesta região, a previsão é que seja vacinado um rebanho de 300 mil animais, entre bovinos e bubalinos com idade até 2 anos.
A vacinação a nível estadual vai até o dia 6 de junho e os proprietários dos animais devem apresentar a declaração que comprova a vacinação do rebanho no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Dracena e nos municípios de Tupi Paulista, Monte Castelo, São João do Pau D Alho e Panorama.
Marcelo Kenji Yoshida, veterinário do Serviço de Defesa Agropecuária de Dracena disse ontem à tarde, que é importante o pecuarista vacinar os animais, evitando que a febre aftosa atinja o rebanho paulista, onde o último relato da existência da doença foi registrado em 2005.
Segundo ele, caso a declaração que confirma a vacinação do gado não for entregue no EDA no prazo previsto será elaborado o Auto de Infração, no valor de R$ 90, por cabeça que pode ser transformado em multa.
O veterinário Marcelo Yoshida disse ainda que o rebanho na região que chegou a 500 mil animais sofreu algumas baixas nos últimos anos, talvez por causa do aparecimento da cana-de-açúcar, mas percebe-se que a pecuária está retornando em algumas propriedades.
No ano passado, o Escritório de Defesa Agropecuária de Dracena conseguiu a marca de 99,9% do rebanho vacinado contra a febre aftosa nos 16 municípios da área a qual é responsável.