A movimentação no plantão do Cartório Eleitoral de Dracena, no feriado de terça-feira (1º), ultrapassou as expectativas dos funcionários plantonistas que registraram no final do dia o movimento de cerca de 80 pessoas em busca de revisão, transferência e alistamento eleitoral. O atendimento é de 5 a 10 minutos em média. Dia 9 será o prazo final para tornar-se apto para votar nas eleições de 7 de outubro.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco Junior, a procura maior se concentrou primeiro no serviço de transferência e, em segundo lugar, no alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos, que ainda não tinham título. Apesar da obrigatoriedade desse documento ser a partir dos 18 anos, muitos jovens de 16 anos buscaram pelo serviço.
Moacir lembra que em 2007, com o advento da revisão de títulos em Dracena, cujo procedimento adotado foi o de o cidadão comprovar sua residência no município, acabou cancelando oito mil títulos naquela época. Do total de títulos cancelados, segundo ele, hoje ainda existem 4.200 títulos pendentes de regularização. Para casos de eleitores que deixaram de votar nas últimas eleições, a multa é de R$ 3,51 por turno.
SERVIÇO – Neste sábado e domingo, o Cartório ficará aberto das 9 às 18 horas. É preciso levar documento oficial (RG, passaporte, Carteira de Trabalho), comprovante de residência. Em casos de transferência e revisão é necessário levar o título.