Instalado em 10 de maio de 2010, com o objetivo de coibir o excesso de velocidade e reduzir o número de acidentes, tornando o trânsito melhor, o radar móvel completa hoje (9), dois anos de operação em Dracena. A data merece ser lembrada, porque a fiscalização em 12 pontos diferentes do trânsito local, a partir do equipamento (locado), foi histórica no município, visto que o excesso de velocidade imprimido por alguns motoristas nas vias públicas coloca em risco a vida e sempre foi questionada pela população. 

O prefeito Célio Rejani foi ouvido ontem (9) à tarde, pela reportagem e avaliou os resultados obtidos com a fiscalização pelo radar móvel, como positivos. Ele explicou que está comprovado estatisticamente e através de comentários que o radar mudou o trânsito para melhor. “A sensação é de resultado positivo”, comentou o chefe do Poder Executivo. 

Rejani afirmou que a população notou que o trânsito melhorou e apesar de o resultado ser positivo, ainda existem muitos problemas no trânsito urbano. 

Segundo o prefeito, o planejamento é continuar apenas com o equipamento que já opera. Ressaltou que o dinheiro arrecadado com as multas é aplicado no pagamento da locação do radar e que o investimento valeu a pena. 

BOMBEIROS – O tenente Maxwel Isidoro da Silva, comandante do Posto de Bombeiros de Dracena, que através da Unidade de Resgate, presta os primeiros socorros as vítimas de acidentes, também analisou a utilização do radar. Ele disse que o radar é importante e precisa continuar sendo utilizado minimizando as ocorrências de acidentes. 

Maxwel entende que apesar de ser importante a fiscalização, os índices de redução de acidentes foram insignificantes, porque o problema maior é que os motoristas, pedestres e motociclistas não respeitam as regras de trânsito. “O radar é muito bom e regulariza a velocidade no trânsito, mas não mudou a quantidade de ocorrências como o Corpo de Bombeiros esperava, já que o problema é o desrespeito do motorista quanto às regras do trânsito. Os números de acidentes continuaram na média”, afirmou o tenente. 

Maxwel acredita que se houver um trabalho social na cidade para que haja o respeito às regras o trânsito poderá ser registrado menos acidentes. 

O secretário de Assuntos Viários, João da Silva disse que o radar foi bom para o trânsito.