Na última segunda-feira (14), a Prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Dracena assinaram o convênio para a prestação de serviços médicos hospitalares e ambulatoriais, através do SUS – Sistema Único de Saúde, para a realização de cirurgias eletivas (sem urgências). A Câmara Municipal também aprovou o projeto de lei que comprova as cirurgias no município de Dracena.

Com o convênio, algumas cirurgias que até então vinham sendo feitas em outros municípios poderão ser realizadas em Dracena e assim acabar com a longa fila de pacientes que aguarda por esse procedimento há alguns anos. Alguns pacientes têm sido encaminhados para municípios vizinhos, onde o convênio já existe.

A secretária adjunta de Saúde, Geni Pereira Lobo Pesin, esteve em reunião na manhã de ontem (16), com o diretor clínico da Santa Casa local, o médico Pablo Fabian Áviles Cabrera para decidirem os detalhes da cirurgia. “Provavelmente na próxima semana estaremos entrando em contato com os pacientes por telefone para virem até a Secretaria de Saúde e iniciarmos os exames pré-operatórios (sangue e eletrocardiograma), e logo realizar a cirurgia”, afirmou Geni.

Estarão sendo realizados em torno de 10 a 15 procedimentos por mês, até o final de dezembro desse ano. A partir de 2013, haverá a possibilidade de estender o convênio conforme a negociação com o prestador de serviço (Santa Casa). No caso de dar certo, as cirurgias continuarão normalmente ou caso contrário, será negociado com outro hospital da região, segundo informou a secretaria adjunta, Geni.

Serão custeadas com recursos próprios da Prefeitura, no valor máximo de R$ 150 mil, para atingir as metas das cirurgias. Os médicos que farão as operações serão todos da Santa Casa. Cerca de 200 pacientes aguardam na lista de espera desde 2010.

 

ESPECIALIDADES – As cirurgias eletivas que estarão sendo feitas pelo município serão ginecologia – histeroscopia; urologia – postectomia; varicocelectomia e hidrocelectomia; otorrinolaringologia – adenoidectomia e amigdalectomia; ortopedia – túnel do carpo; tratamento cirúrgico de dedos em gatilho; tratamento cirúrgico hallux valgus (joanete) e retirada de fio ou pino intra-ósseo; cirurgia geral – colecistectomia; fechamento de colostomia e hérnias ing/umb/incisional.