O prazo para a entrega das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física 2011-2012 (IRPF) terminou ontem (30). Você conseguiu fazer a declaração do IR no prazo estabelecido? Responda em www.portalregional.net.br
De acordo com informe divulgado pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Presidente Prudente, que abrange 56 municípios, até a meia-noite de domingo (29), haviam sido entregues 104.282 declarações. A expectativa da Delegacia é receber 125 mil. Em todo o país, a Receita tem a previsão de receber 25 milhões de declarações. Até as15h de ontem (30), 23.749.572 declarações do Imposto de Renda da Pessoa haviam sido entregues.
Ainda de acordo com dados divulgados pela unidade de Presidente Prudente, nas cidades da região, foram entregues, 6.128 declarações de Dracena; 5.198 de Adamantina; 3.926 de Osvaldo Cruz; 2.117 de Junqueirópolis; 2.225 de Tupi Paulista; 1.287 de Pacaembu; 1.057 de Flórida Paulista; 1.171 de Panorama; 577 de Irapuru; 494 de Pauliceia; 336 de Ouro Verde; 323 de Monte Castelo; 180 de Santa Mercedes; 177 de Nova Guataporanga e 210 de São João do Pau D’Alho.
A multa mínima para quem não entregou a declaração até ontem (30) é R$ 165,74. Se o contribuinte tiver que pagar tributos em atraso, a situação fica ainda mais complicada. Nesse caso, terá que pagar a multa e o imposto devido corrigido pela taxa básica de juros (Selic).
Após o prazo, o contribuinte não poderá optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias. De acordo com a Receita, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível (pen drive, disquete, disco rígido externo etc) nas unidades de atendimento da Receita Federal.
O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte também deve baixar o Receitanet, aplicativo para transmissão dos dados, no mesmo endereço.
Um tutorial na página da Receita Federal pode auxiliar o contribuinte a preencher a declaração. No site – www.receita.fazenda.gov.br – ainda é possível encontrar uma lista de perguntas e respostas para tirar as dúvidas mais frequentes.
O contribuinte não precisa esperar até o final da entrega da DIRPF/2012 para saber se caiu na malha. O extrato da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física/2012 já está disponível no portal e-CAC. Para acessar é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
O acesso ao extrato permite ao contribuinte: identificar eventuais pendências que acarretam a retenção da declaração em malha e saber como resolvê-las, mediante a apresentação de declaração retificadora; conferir se as quotas do IRPF estão sendo quitadas corretamente; solicitar, alterar ou cancelar débito automático das quotas; identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, dentre outros serviços.
Caso a ferramenta indique pendências na declaração, causadas por erros cometidos pelo contribuinte, ele poderá fazer sua autorregularização. Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pelo aplicativo. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição. No caso de imposto a pagar, a correção dentro do prazo de entrega da declaração evita a incidência de multa de mora e juros. (Com informações disponíveis no site da Receita Federal).