O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, esteve na manhã de ontem (11), no (CSU), para inaugurar o projeto Quero Vida – Centro Dia de Convivência do Idoso. Na solenidade esteve presente o deputado estadual Reinaldo Alguz; o representante do deputado estadual Mauro Bragato, Cleber Bragato; o federal e presidente do DEM no Estado, Jorge Tadeu e o presidente da Amnap, Valter Martins.
O prefeito Célio Rejani agradeceu o empenho dos deputados e seus representantes no evento, bem como o governador Geraldo Alckmin. Citou os investimentos direcionados a valorização dos cidadãos dracenenses, que vai da criança ao idoso.
Falou sobre o empenho para que fosse possível a presença do secretário Rodrigo Garcia na inauguração, dizendo ser um dia marcante na história da cidade. “Vamos começar este trabalho dobrando os números de funcionários na Secretaria Municipal de Assistência Social, suprindo a demanda dos novos projetos implantados em Dracena”, antes de encerrar o discurso pediu sensibilidade do secretário para que fosse construída uma creche-escola no município. Visto que a cidade tem uma demanda muito grande de atender as crianças, justificou o chefe do Executivo.
A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Darcy Rejani, estendeu elogios a todas as autoridades políticas envolvidas no processo de conquistas do espaço, inclusive ao vereador e presidente da Câmara, Nelson Buzinaro, autor do projeto de lei que deu nome ao espaço a médica Arani Oliveira Ribeiro, falecida em 2011.
Estavam presentes os filhos da homenageada, Carlos Evandro Oliveira Ribeiro; João Elizeu Oliveira Ribeiro e Lucas de Oliveira Ribeiro.
A médica Arani trabalhou em várias cidades da Nova Alta Paulista.
O deputado Reinaldo Alguz frisou que hoje (ontem) está sendo inaugurado um local desejado por outros municípios da região. Elogiou também a atenção do Estado aos idosos.
O deputado federal Jorge Tadeu elogiou o empenho do secretário à frente da pasta de Desenvolvimento Social. Prometeu apresentar emenda no orçamento do Governo Federal para Dracena.
Antes do descerramento da placa inaugural, Rodrigo Garcia, disse que este era o décimo ‘Centro Dia’ inaugurado no estado de São Paulo, inicialmente com capacidade para atender 20 idosos. “O Brasil não é um país jovem, é um país maduro. As pessoas vivem mais e hoje não temos mais uma pirâmide etária, mas sim um losango etário. Fizemos uma projeção para 20, 30 e 40 anos. Hoje temos um problema muito sério com gastos em saúde, precisamos levar em conta o planejamento do Brasil”, acrescentou.
Como parte da Política Estadual do Idoso que será lançada pelo governador do Estado na segunda-feira (14), o secretário disse que o projeto ‘Centro Dia’ vem de encontro com o apoio às famílias carentes e seus entes queridos.