O nadador paraolímpico dracenense da equipe Adef/Secult/Academia Estilo Livre, Alexandre Fernandes, participou da 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação, na piscina do Sport Clube Corinthians Paulista, na capital paulista no final de semana. Mais de 500 nadadores do Brasil e de outros países participaram do evento com o mesmo objetivo: alcançar as marcas paraolímpicas para Londres.
Alexandre, que está na categoria S 8, participou das provas de 50m, 100m e 400m nado livre. O para nadador bem que tentou atingir as marcas desta categoria (S 8), e mesmo tendo atingido sua melhor performance na carreira, ainda não foi suficiente para a obtenção das marcas exigidas. Ele nadou bastante animado, já que na sexta feira, foi realizada uma avaliação funcional conjunta por toda equipe de avaliação do Comitê Paraolímpico Brasileiro, buscando confrontar com a avaliação funcional internacional feita no para nadador em 2009. A nova avaliação indicou que Alexandre está na categoria acima do seu comprometimento motor e físico, sendo prejudicado.
Assim, a comissão recomenda ao Comitê Paraolímpico Brasileiro que faça novamente um protesto formal junto ao Comitê Paraolímpico Internacional no sentido de que seja autorizada uma reavaliação urgente, pois caso isto ocorra, Alexandre seria nome certo nos Jogos de Londres, uma vez que possui na categoria S 7, todos os índices classe “A” exigidos, o que o colocaria nos 100m livre e nos 50m borboleta entre os 10 melhores do ranking mundial.
Resta aguardar, mas até hoje não houve nenhum precedente parecido, por isso, a necessidade de se conseguir um índice na categoria S 8, que o levaria a Londres de qualquer maneira, e lá sim, conseguiria a sonhada reavaliação.
O dracenense conseguiu três medalhas de prata na competição, sendo que nos 50m nado livre, prova em que duelou com outro brasileiro medalhista dos Jogos de Guadalajara, perdeu o ouro na batida de mão (chegada) cravando 31”44 contra 30”63 do nadador mineiro do Praia Clube (Uberlândia). Nos 100 m nado livre, outra prova com chances, Alexandre fez outra grande exibição ao cravar 1’07”90 e ficar com a prata, terminando a prova na frente do mineiro do Praia Clube, devolvendo a derrota dos 50m livre, mas o ouro ficou com o para nadador do Instituto Superar do Rio de Janeiro e um dos prováveis destaques do Brasil em Londres.
O duelo aguardado com o argentino nos 400m nado livre não aconteceu, pois o argentino desistiu da prova, ficando o ouro com Caio Oliveira do Instituto Superar do Rio de Janeiro e a prata com o dracenense.
Agora, as atenções se voltam para a resposta do Comitê Paraolímpico Internacional, que em caso negativo, ira tirar definitivamente as chances do nosso para nadador participar dos Jogos de Londres. A próxima competição de Alexandre está marcada para os Jogos Regionais de Dracena e a 2ª Etapa Nacional em São Paulo entre os dias 13 a 15 e julho. O técnico de Alexandre é Julio Cesar Monteiro.