O para nadador dracenense Alexandre da Silva Fernandes, da equipe Adef/Secult/Academia Estilo Livre, participará da 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação, que acontecerá neste final de semana, na piscina olímpica do Sport Club Corinthians Paulista, na capital paulista.

Esta competição contará com a participação dos melhores para nadadores do país e de vários países da America do Sul, uma vez que a data de entrega das relações nominais pelos países com vagas na Paraolimpíada se encerra neste final de semana, será, portanto, a última tentativa para obtenção de índices para Londres.

Alexandre ainda busca reclassificação para poder retornar a sua categoria de origem (S 7), o que lhe garantiria a vaga no seleto grupo de 14 para nadadores a que o Brasil tem direito na competição,  uma vez que já tem os índices exigidos. O atleta passará por uma avaliação funcional com o coordenador do Comitê Paraolímpico Brasileiro, que poderá protestar junto ao Comitê Paraolímpico Internacional e conseguir autorização para que seja realizada sua reclassificação, mesmo dentro dos Jogos em Londres.

Independentemente da autorização ou não da avaliação funcional, Alexandre está trabalhando para  melhorar suas marcas na categoria que hoje se encontra (S 8), buscando atingir nesta categoria, mesmo com comprometimento motor e físico maior que os demais, os índices dos 50m e 100m nado livre, o que também lhe colocaria na briga por uma das vagas do selecionado brasileiro.

O técnico, Julio Cesar Monteiro, escalou Alexandre para as provas de 50m, 100m e 400m nado livre, 100m costas e 200m nado medley, com a opção de descartar duas provas destas, dependendo do comportamento do para nadador durante o evento. Nesta competição, Alexandre enfrentará novamente os vencedores dos 100m e 400m nado livre de Guadalajara, quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Parapan-americanos do México.