Na última sexta-feira (15), a presidente da Associação J. Marques de Jaciporã, Edna de Barros, assinou convênio por mais um ano, com o Governo Federal para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), esse é o sexto ano consecutivo que auxilia produtores rurais, sem terra e fazendeiros.
De acordo com Edna, os produtores recebem pelo o que produzem todo mês com a verba do PAA e vendem a preço de custo, seguindo a tabela da Ceagesp para várias entidades de Dracena. “Atualmente faz parte 81 produtores que trabalham dentre as normas do Programa de Aquisição de Alimentos. Cada um deles recebe R$ 450, por produto ao mês”.
Todos os produtos são produzidos em 15 alqueires de terra, cedidos aos sem terras, pela proprietária da Fazenda das Cobras, próxima a Jaciporã, Marilene Marques e as filhas Lilian e Laís Marques.
Após a colheita, os produtos são vendidos a Casa das Mães; Casa do Caminho; Apae; Avapac; Santa Casa; Lar Sã Doutrina; SOS Criança e Associação do Jardim Brasilândia e adjacências.
PRODUÇÃO – Até agosto de 2013, todos os produtores irão vender e produzir 14 mil quilos de alface; cinco mil quilos de rúcula; 12 mil quilos de almeirão; 13 mil quilos de berinjela; 28 mil quilos de alcega; 1.900 quilos de cheiro verde; 6 mil quilos de nabo; 9 mil quilos de quiabo; 23 mil quilos de coco verde; 39 mil quilos de mandioca; 7 mil quilos de chicória; 29 mil quilos de batata doce; 20 mil quilos de abobrinha; 25 mil quilos de acerola; 36 mil quilos de melancia e 13 mil quilos de manga.
FISCALIZAÇÃO – Desde janeiro deste ano, a Conab, passou a exigir fiscalização dos produtos vendidos através do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A fiscalização verifica o que está sendo produzido e quem é o produtor, além de acompanhar a entrega dos alimentos as entidades. Uma das exigências do governo é a prestação de contas, sendo que o produtor afirma todo mês, que recebeu o dinheiro da produção.